RECA, A NOVA FICHA DIAGNÓSTICA


Prezados colegas,

Como é do conhecimento de todos há alguns anos a Equipe Pedagógica (Coordenação e Orientação) de nossa escola criou a “ficha diagnóstica”! Tal ficha foi fruto de muita discussão mas sobretudo da necessidade de remodelar o olhar sobre o processo ensino-aprendizagem de nossos alunos e modificar a forma como realizávamos nosso Conselho de Classe. Importava não mais ficar horas discutindo os alunos individualmente mas antes ter um olhar para o grupo, para as turmas, para o todo. É óbvio que dentro deste processo o indivíduo não foi esquecido mas o olhar lançado sobre o mesmo modificado.
Desde então nossos Conselhos de Classe foram se modificando, se adequando gradativamente a este novo paradigma. A ficha diagnóstica não foi exceção, já teve cores, nomes de alunos, nºs de alunos, lembra-se? Já foi horizontal, vertical…enfim, foi se reconstruindo e se remodelando em função da práxis, do cotidiano.
Pois bem! Agora acreditamos ter chegado a um modelo próximo do definitivo: a RECA. A RECA é um documento anual, criado para contemplar os 4 bimestres. Seu nome deriva dos 4 eixos com os quais temos trabalhado: Relacionamento, Empenho, Cognitivo e Assiduidade (RECA). Além destes eixos a RECA contém 3 ações pré-determinadas: convocação do responsável por motivos pedagógicos, por motivos disciplinares e escolha de alunos destaque.
Todos os professores receberam uma cópia da ficha diagnóstica referente apenas ao 2º bimestre que deve ser preenchida e devolvida à Orientação Pedagógica antes do Conselho de Classe dos dias 13 e 14 de junho. No bimestre seguinte a RECA será distribuída (antes do COC de 3º bimestre)já com os dados do 2º bimestre inseridos e com os nomes dos professores. A mesma será novamente recolhida e novamente distribuída no COC seguinte (o 4º), quando então será arquivada ao final do ano letivo, devidamente assinada e datada pelo professor.
Acreditamos estar caminhando na direção certa! Mas para que o uso da RECA se justifique é importante que se leve em conta:

a) O preenchimento criterioso da RECA;
b) o estabelecimento de ações coletivas e individuais nos COCs, em decorrência da análise da RECA e, por fim,
c) a garantia de que tais ações se realizem posteriormente aos COCS.

Grande abraço e sucesso a todos nós!

About these ads

4 Comentários (+add yours?)

  1. Profª Linda - Açailandia - MA
    Jun 26, 2011 @ 07:34:02

    PARABÉNS!
    MUITO INTERESSANTE ESTA FICHA DE ACOMPANHAMENTO.

    Responder

  2. Tarcivan Monteiro
    Fev 11, 2013 @ 21:13:54

    Parabéns!!!! Estava precisando de um modelo de avaliação diagnóstica coerente e ao mesmo tempo simples para contribuir para o nosso trabalho. Muito Obrigado!

    Responder

  3. ANDREA DA SILVA OILIVEIRA
    Fev 18, 2014 @ 09:56:50

    Nossa adorei essa ficha, iremos realizar em 2014 o nosso 1º conselho de classe esse material simples e coerente irá com certeza contribuir e facilitar principalmente o trabalho do professor no levantamento desses dados. Obrigada.
    Andrea Oliveira Coord. pedagógica – Centro Educacional João Paulo II – Bragança PA

    Responder

    • fredfernandes
      Fev 18, 2014 @ 11:14:12

      Fico feliz em saber que a RECA será utilizada por você Andrea. Em minha escola o advendo dessa ficha, sem exagero algum, modificou para sempre nossa visão dos alunos e de seus muitos grupos e deu novo ânimo aos Conselhos de Classe!Bom proveito!

      Responder

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: